terça-feira, 24 de novembro de 2015

CONSTRUÇÃO DO PROTÓTIPO

Primeiramente é necessário separar os fios de macarrão, pois grande parte não serve para utilizar por estarem tortos dificultando assim a união dos mesmos para confecção das barras.
Com os fios selecionado é hora de montar as barras de tração e compressão. Cada barra possui uma quantidade diferente de fios, por isso é interessante uni-los de uma forma que a geometria facilite a maior área de contato para junção dos fios com a cola. 
Começaremos então com as barras de compressão (figura 16), pois são as que mais demandam trabalho.


FIGURA 16: Representação geométrica dos fios de compressão feita no AutoCad

A construção das barras de compressão requer paciência e minuciosidade (figura 17).


FIGURA 17: Fotos da construção das barras de compressão.

Agora é a vez da construção das barras de tração, é mais simples de colar devido a sua geometria (figura 18).

FIGURA 18: Representação geométrica dos fios de tração feita no AutoCad.

Nesse processo de confecção das barras de tração é importante separar as barras com 3, 9 e 11 fios pra na hora da montagem final do protótipo, não confundir as barras. 
Como as barras de tração são extensas, dividimos ela da seguinte forma:
Nas trações de base, dividimos em 3 partes e as junções foram feitas com massa epóxi (figura 19). Porém as trações anguladas foram separadas em 2 partes e unidas com uma "luva" feita de fios de macarrão e colada com araldite (figura 20).


FIGURA 19: Barras de tração da base unidas com cola bastão e as junções com massa epóxi.


FIGURA 20: Barras das trações anguladas unidas com cola bastão e a "luva" fixada com araldite.

Nos apoios laterais foram utilizados tubo de PVC 1/2 polegada (figura 21) e no suporte central foi utilizado um metalon (figura 22) por ser leve e resistente a compressão.

FIGURA 21: Os apoios laterais sendo montados com o tubo PVC 1/2 polegada formando uma figura triangular com 2 barras de compressão para dar início ao arco.

FIGURA 22: Imagem do metalon já fixado no protótipo com massa epóxi.

Por fim colocamos barras para evitar uma possível flambagem entre as trações de base (figura 23).


FIGURA 23: Barras na base para evitar possível flambagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário